5 aparelhos que fortalecem o sinal e melhoram a velocidade da Internet

5 aparelhos que fortalecem o sinal e melhoraram a velocidade da Internet
Divulgação/Reprodução

Para melhorar a velocidade e o sinal da Internet os usuários podem apostar em diversos dispositivos à venda no mercado nacional. Repetidores, roteadores de vários tipos e até o powerline prometem aumentar a cobertura do sinal e tornar a transmissão mais veloz. É comum que em casas grandes ou em empresas a distribuição do Wi-Fi com apenas um roteador simples não seja suficiente. Para isso, é necessário encontrar um aparelho que auxilie na conexão.

No entanto, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como fazer para melhorar o sinal da Internet e qual é a melhor solução para cada situação. Veja a seguir alguns dispositivos que podem resolver o problema.

1. Repetidor

O repetidor Wi-Fi funciona para repetir o sinal sem fio de uma rede doméstica. O dispositivo recebe o sinal gerado pelo roteador e o amplifica para a rede Wi-Fi alcançar uma área maior. O aparelho é uma boa opção para quem precisa ampliar a área de cobertura. De modo geral, serve para ambientes grandes e casas com muitas paredes.

Um dos modelos disponíveis no mercado é o TL-WA850RE, da chinesa TP-Link. O modelo é dual-band, tem compatibilidade universal e possui taxa de transferência de dados a 300 megabits por segundo. O dispositivo é compacto e não ocupa muito espaço no ambiente.

2. Powerline

O powerline é um aparelho que distribui a Internet pela casa por meio da rede elétrica. O dispositivo faz com que as tomadas se tornem pontos de acesso à rede. Os dados em banda larga são transmitidos a partir do cabo Ethernet para um dos módulos, que transmite a conexão com a Internet para outro módulo conectado em um ambiente distante, tudo isso via fiação elétrica. O aparelho pode servir para ambientes grandes em que os repetidores não conseguem dar conta sozinhos, sendo apropriado para espaços de até 400 m².

O modelo TL-WPA4220KIT, da TP-Link, pode ser uma boa opção para os usuários. O dispositivo é dual-band e possui taxa de transferência de dados de 300 Mbps.

3. Roteador mesh

O roteador mesh promete ampliar a área de cobertura do Wi-Fi quando comparado com um roteador comum. Além disso, o dispositivo acompanha um módulo extra para ampliar o sinal e criar uma malha com a rede de Internet, o que promete cobrir todo o ambiente dependendo apenas do tamanho do local. Os aparelhos são conectados entre si e seu uso é indicado para ambientes que contenham obstáculos como muitas paredes, móveis e até andares. Diferente do repetidor, o dispositivo mesh trabalha para distribuir o sinal de maneira uniforme dentro do espaço.

O conjunto mesh Twibi Fast, da Intelbras, é uma das opções disponíveis no mercado brasileiro. Cada uma das unidades promete cobrir até 100 m², totalizando cobertura de ambientes com até 200 m². Segundo a fabricante, o modelo é capaz de suportar até 40 dispositivos conectados simultaneamente. O produto tem frequência dual-band e pode ser gerenciado diretamente pelo celular. É possível criar uma rede exclusiva para visitas e limitar o tempo de acesso.

4. Roteador AC

Os roteadores com tecnologia AC se destacam por conta da taxa de transmissão alta e do alcance reduzido, o que pode resultar em menor interferência do sinal emitido. Os dispositivos trabalham com estabilidade nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz.

Um dos modelos disponíveis no mercado é o RF 1200, da Intelbras. O roteador permite compartilhar o acesso à Internet com diversos dispositivos em uma rede sem fio a partir das 4 antenas de 5 dBi.

5. Roteador com Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 é um padrão de rede wireless que promete ser mais rápido e seguro do que seu antecessor, o Wi-Fi 5, também conhecido como 802.11ac. A velocidade máxima pode ser até 40% mais veloz. Para aproveitar todas as características do novo padrão, é necessário que o dispositivo conte com um receptor compatível. Uma das funções disponíveis com o Wi-Fi 6 é a economia de bateria do aparelho conectado, já que o roteador é capaz de detectar quando o dispositivo ligado à rede está em repouso.

O roteador DIR-846, da D-Link, é um roteador que conta com o padrão Wi-Fi 6. O modelo possui 6 antenas e 5 dBi. A taxa de transferência de dados fica em 1.200 Mbps e o produto tem suporte ao protocolo de segurança IPv6. Além disso, é possível configurar o dispositivo para criar uma zona para convidados com uma rede exclusiva.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregadores

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 4 outros assinantes