Android 12 vai hibernar apps de forma automática para liberar espaço

android 12
Reprodução

Google está trabalhando em uma ferramenta que promete liberar mais espaço do celular no Android 12. De acordo com o XDA-Developers nesta segunda-feira (19), o recurso é capaz de colocar um aplicativo para hibernar automaticamente caso não seja utilizado por alguns meses. A ferramenta também revoga as permissões e desativa as notificações do app suspenso para proteger dados e economizar bateria.

Os detalhes da função, que também deu as caras em janeiro, foram encontrados na prévia vazada do Android 12. Conforme mostra o site, a nova versão deve aproveitar a ferramenta do Android 11 para revogar a permissão de apps sem uso. Mas o recurso seria expandido para também atender outras finalidades no futuro.

Em uma captura de tela, por exemplo, a seção “Apps não usados” (em tradução livre) aparece com a opção “Remover permissões e liberar espaço”, dentro das definições do aplicativo. No Android 11, o item é apresentado como “Remover permissões se o app não for usado” e fica na página de permissões.

O site ainda ativou a hibernação manual de alguns softwares durante a análise da função. Neste caso, após suspendê-los, uma nova opção surgiu nas configurações gerais de aplicativos, chamada de “Apps não usados”. Ao acessá-la, é possível visualizar uma lista com os apps que foram desativados pela ferramenta.

“Se um aplicativo ficar sem uso por alguns meses: as permissões são removidas para proteger seus dados; as notificações são interrompidas para economizar bateria; os arquivos temporários são removidos para liberar espaço”, diz a descrição do recurso.

Até o momento, não se sabe quando a função vai aparecer aos usuários do sistema.

O que esperar do Android 12?

O Android 12 é a próxima versão do software do Google. Além da hibernação de apps, o sucessor do Android 11 está cotado para chegar com melhorias na ferramenta para captura de telas, na multitarefa e na privacidade, além de mudanças na interface. O acesso à lixeira oculta do sistema é outra novidade aguardada.

O sistema teve a sua primeira prévia disponibilizada aos desenvolvedores em meados de fevereiro. A expectativa é de que novas informações sobre a atualização sejam apresentadas durante o Google I/O 2021, em maio.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregadores

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 4 outros assinantes