Como deixar o PC e o Note mais rápidos (Windows)

pc e note 1

É comum que computadores com Windows fiquem lentos ao longo do tempo. Mas você não precisa formatar o computador ou trocar seu HD por um SSD (embora seja recomendado) para deixar o PC e Note mais rápidos. Veja essas dicas para deixar seu computador com sistema operacional da Microsoft mais leve.

1. Desinstalar programas e antivírus que você não usa

Uma das piores coisas que você pode fazer com seu computador é deixar vários programas que você não usa instalados e ocupando espaço. Eles provavelmente estão iniciando com o Windows, ficam ativos o tempo inteiro, e consomem memória RAM ou poder de processamento. Chegou a hora de desinstalar.

windows 10 desinstalarPara fazer isso, entre no Painel de Controle (pelo Windows 10, pressione o botão de Windows, escreva Painel de Controle e aperte Enter). Depois, procure pela opção de Desinstalar um programa. Selecione os programas ou aplicativos que você não usa e clique em Desinstalar/Alterar.

No Windows 10, também dá para remover alguns aplicativos nativos em Configurações > Aplicativos. Basta clicar no app e depois em Desinstalar.

Ah, se o seu computador tiver mais de um antivírus, é bom desinstalar também e manter apenas um antivírus instalado na máquina.

2. Desativar o Windows Defender

examinar windows defenderOutro programa que pode deixar o seu computador lento é o Windows Defender, antivírus padrão do Windows. Por mais que ele seja eficaz, é o mais lento para fazer a verificação de vírus e atrapalha a performance do seu computador.

Se você estiver querendo desativar o Windows Defender, basta seguir os passos abaixo. Faça, porém, por sua conta e risco.

  1. Entre em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender;
  2. Desative a Proteção em tempo real;
  3. Desative a Proteção baseada em nuvem;
  4. Desative o Envio automático de amostra e quaisquer outras configurações ativas na seção do Windows Defender;

Apesar dessas configurações, o Windows Defender deve voltar à ativa.

  1. Para impedir que isso ocorra, baixe o DefenderControl (zip);
  2. Extraia o arquivo e execute;
  3. Clique em Desabilitar Windows Defender;
  4. Pronto! O Windows Defender foi desativado;

3. Apagar fotos, vídeos e arquivos que você não usa

Quanto mais arquivos (fotos, vídeos, instaladores, etc) você tiver, mais tempo o seu antivírus e outros programas vão levar para escanear o seu HD. Uma opção é mandar o conteúdo para nuvem como Google Drive ou Dropbox. Não custa reforçar que vale trocar o seu HD por um SSD, já que o principal motivo de um computador ficar lento é a baixa velocidade de acessar as informações no disco rígido.

4. Usar o CCleaner

Um programa que ajuda na limpeza do Windows é o CCleaner. Ele examina itens do registro que não são mais usados, limpa a lixeira, histórico de navegação (se você optar) e vários outros itens que ajudam a limpar o entulho do seu computador. Faça manutenções frequentes usando o utilitário na sua máquina.

5. Remover programas da inicialização do Windows

windows 10 inicializarIsso não só ajuda o computador a inicializar mais rápido, como faz com que menos programas fiquem ativos enquanto você está usando o PC, o que deixa ele mais leve. Para fazer isso, clique na Barra de Tarefas com o botão direito do mouse e vá em Gerenciador de Tarefas. Depois, abra a aba de Inicializar.

Em versões anteriores do Windows, aperte o botão iniciar, digite msconfig e aperte Enter. Na aba Inicialização de Programas, remova os programas que você não quer que iniciem junto com o Windows.

6. Limitar aplicativos em segundo plano

No Windows 10, também é possível limitar os aplicativos que podem ficar em segundo plano, também economizando memória RAM e poder de processamento do seu computador. Para fazer isso, entre em Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano.

Boa sorte e deixe o seu PC mais rápido com as dicas!

 

Marcação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregadores

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 4 outros assinantes