Confira a qualidade de conexão e a velocidade da sua internet

Saiba algumas dicas de como melhorar a sua conexão e faça o teste de velocidade para conferir a qualidade da internet

Realizar um teste de velocidade de internet é imprescindível se você estiver percebendo quedas constantes de conexão. Pensando em ajudá-lo a fazer o teste de velocidade da sua conexão completa e corretamente, confira algumas dicas que preparamos e o medidor de velocidade mais recomendado:

EAQ Brasil Banda Larga / Android / IOS

Antes de realizar o teste de velocidade de internet, é preciso ficar ciente do que o medidor vai analisar e quais são os pontos a se considerar no momento da medição. No geral, estes medidores de internet medem a velocidade do tráfego de dados da rede. Para isso, eles analisam três medições: o ping (ou latência), a velocidade de upload e a velocidade de download.

Ping (latência)

Em linhas gerais, o ping (ou latência) é uma medida de intensidade de lag ou atraso que há na rede. Em linhas mais técnicas, ele é uma ferramenta que usa o protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) para testar a conectividade entre equipamentos – se você é acostumado a jogar bastante jogos online, sabe bem quando está no meio de ação e o jogo começa a travar (é o ping atuando).

Velocidade de download

velocidade de download (ou “taxa de bits baixados”) mede a taxa de velocidade que a conexão contratada oferece para baixar dados da internet. Basicamente, quanto maior for sua velocidade de internet, mais rápido você poderá fazer downloads de programas, filmes, etc. Por exemplo, na teoria, um pacote de internet de 10MB (megas), pode atingir uma velocidade de download de 10 megabits por segundo.

Quanto maior for este valor, medido em “megas”, mais rápida sua internet será.

Velocidade de upload

Diferente da velocidade de download, a velocidade de upload (ou “taxa de bits carregados”) mede a quantidade de dados que a rede pode receber (download). Por exemplo, se você estiver transferindo sua fotos e vídeos do celular para um servidor na nuvem, a velocidade da transferência será medida conforme a taxa de upload da sua rede – se sua internet for de 10MB (megas), os arquivos serão passados em uma velocidade de 10 megabits por segundo.

Assim como o download, quanto maior for a taxa de bits carregados, mais rápida serão as transferências.

Dicas antes de realizar o teste

Para obter um resultado mais preciso, não basta somente possuir um medidor de velocidade competente. Diversos fatores podem influenciar na conexão, como múltiplos dispositivos conectados, distância do ponto de acesso, tipo de conexão (cabeada, Wi-Fi) ou programas rodando em segundo plano. Para isso, confira algumas dicas abaixo antes de começar o teste:

Prefira conexão cabeada

Realizar o teste de velocidade de internet usando a rede Wi-Fi não vai te dar o resultado mais completo da sua conexão. Isso acontece porque, antes de chegar no dispositivo em que será medido, a internet passa pelo roteador e só depois é distribuído entre a casa.

Se a conexão for cabeada, a internet é passada direto para o dispositivo conectado – um computador ou notebook. Além disso, a conexão cabeada é mais estável.

Refaça o teste de velocidade diversas vezes

Não é porque o seu primeiro teste de velocidade de internet deu um número menor que é o veredito final – às vezes, acontece apenas que a conexão passou por uma instabilidade. Por isso, é essencial que o teste de conexão de internet seja feito diversas vezes durante o dia, pois será mais fácil para identificar possíveis oscilamentos em determinadas horas.

Para realizar o teste de velocidade de internet, basta deixar somente a página de teste aberta e refaça quantas vezes quiser.

Desafogue sua rede

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo podem impactar a sua rede e, consequentemente, alterar o teste de velocidade. Desative o Wi-Fi dos smartphones, smart TVs, gadgets inteligentes e todos os dispositivos que podem estar sugando a sua internet de alguma forma. A ideia é que apenas o seu computador ou notebook esteja conectado, via cabo, na internet.

Pause todos os downloads e desligue VPNs

Outro ponto importante para ficar atento é pausar todos os downloads e atualizações em andamento no seu PC. Como os downloads estão transferindo algo da Internet para dentro da sua máquina, a velocidade de download será afetada negativamente. VPNs, que geralmente atuam em segundo plano, também devem ser desligados.

Reinicie o computador para desativar programas em segundo plano

Assim como os downloads, os programas usam constantemente sua internet para se manterem atualizados – mesmo os que estão rodando em segundo plano. Se você reiniciar o PC antes de fazer o teste, as chances dos números serem os mais próximos do contratado são maiores, já que haverá menos obstáculos pela frente.

Após a realização do teste, é possível compartilhá-lo com outras pessoas nas redes sociais ou salvá-lo como imagem para fins de comparações futuras.

Veja o limite mínimo de velocidade exigido pela ANATEL do seu serviço contratado do seu provedor de internet.

Marcação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregadores

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2 outros assinantes

Mais vistos

Como saber o número do meu celular?
Android passa a gravar ligações de desconhecidos
Como criar efeito de chocolate derretido no Corel Draw
Veja como pedir reembolso do Free Fire no Android
Apple passa a rastrear aparelhos offline de outras marcas através do seu GPS
Veja como criar senhas seguras para aplicativos e sites