Confira os melhores antivírus gratuitos em 2021

Ter um antivírus instalado no computador tornou-se algo necessário, por mais que o usuário saiba navegar na Internet e não faça o download de arquivos suspeitos. Nos últimos anos surgiram no mercado novas ameaças e que colocam em risco a segurança do PC mesmo com a proteção básica do Windows Defender, que vem instalado de forma nativa no sistema operacional e garante uma segurança padrão, protegendo o usuário apenas de programas maliciosos que estão solicitando permissão para serem instalados no disco rígido.

Uma das principais vantagens de utilizar um antivírus é o fato de obter diversos tipos de proteção, seja contra malware, spyware, phishing ou tentativas de invasão ao se conectar em uma rede Wi-Fi pública, como o que encontramos em shoppings ou escolas, por exemplo.

São várias opções gratuitas disponíveis para downlaod, como o Avast, AVG, Norton, McAfee, Kaspersky e dentre outros, sendo possível optar pela versão FREE ou contratar uma assinatura mensal ou anual. Bem, o melhor antivírus é aquele que atende às suas necessidades e proporciona uma segurança eficiente para o seu computador.

Algo que também precisa ser levado em consideração é a performance do programa, ou seja, se a instalação do antivírus irá impactar no desempenho da máquina. O ideal é que você ainda consiga executar todos os seus softwares mesmo com o antivírus em execução em segundo plano. Marcas como a McAfee e Norton costumam afetar drasticamente na velocidade do desktop, dessa forma não sendo indicado para os usuários que dispõem de um hardware simples.

Kaspersky Security Cloud Free

Um dos pontos interessantes do Kaspersky Free é contar com proteção para navegação na web, com isso notificando o usuário antes de efetuar o download de um arquivo potencialmente perigoso. Além disso, a versão gratuita armazena suas senhas e documentos de forma segura e criptografa os dados enviados e recebidos durante o uso de VPN.

Há também uma versão mais completa e que atualmente está custando apenas R$ 45 durante um ano e para um único dispositivo. A versão Personal possui um bom custo benefício e entrega recursos interessantes, como navegador seguro e VPN de forma nativa, por exemplo. Veja os principais recursos:

  • Escaneamento de todos os arquivos no computador;
  • Escaneamento de e-mails e feeds de mensagens instantâneas contra vírus e outros malwares;
  • Antivírus web para interceptar e bloquear a execução de scripts em sites que ameaçam a segurança do computador;
  • Medidas antiphishing para bloquear sites suspeitos;
  • Teclado virtual para proteger as informações inseridas no seu computador.

Avira Free

O Avira Free também é uma excelente opção para quem quer um software eficiente, otimizado e de graça. Esse antivírus é leve e possui várias funções interessantes, como atualização frequente de novas ameaças (atualização na nuvem em tempo real), proteção contra trojan, ransomware, worms, vírus e reparo avanaçado.

Uma das principais vantagens – e que faz com que esteja no topo da nossa lista – é a navegação segura em que o Avira bloqueia sites nocivos antes mesmo que eles sejam carregados, exibindo um aviso de que a página é potencialmente perigosa, sendo capaz também de bloquear os rastreadores dos sites e impedir a exibição de anúncios.

Como nem tudo é perfeito, a versão gratuita apresenta anúncios para os usuários, algo que não acontece no Avira Pro.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Scanner antivírus (contra ransomware, vírus, cavalos de troia etc.);
  • Repara arquivos infectados;
  • Bom desempenho;
  • Bloqueia sites infectados;
  • Bloqueia ataques de phishing (e-mail, redes sociais, etc.);
  • Bloqueia programas potencialmente indesejados.

AVG Free

A AVG foi adquirida há alguns anos pela Avast, embora pareçam concorrentes, ambos pertencem ao mesmo grupo. Apesar disso, o AVG ainda é a melhor opção se comparado com o Avast, que causa travamentos no sistema e possui uma proteção pouco eficiente, permitindo que o usuário acesse sites perigosos e faça o download de executáveis.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Proteção contra vírus, malwares, ransomwares, spywares, etc;
  • Proteção de arquivos pessoais;
  • Bloqueio de links, download e anexos de e-mail suspeitos;
  • Otimização do desempenho do PC.

Bitdefender

Por fim apresentamos o Bitdefender, antivírus que possui uma versão grátis com seis funções disponíveis que visam proteger o PC tanto na web quanto durante a instalação de softwares.

Principais recursos da versão gratuita:

  • Proteção em tempo real;
  • Defesa avançada;
  • Prevenção contra ataques na web;
  • Antiphishing e antifraude;
  • Bitdefender Photon™;
  • Rede de proteção global.
Marcação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregadores

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2 outros assinantes

Mais vistos

Como saber o número do meu celular?
Android passa a gravar ligações de desconhecidos
Como criar efeito de chocolate derretido no Corel Draw
Veja como pedir reembolso do Free Fire no Android
Apple passa a rastrear aparelhos offline de outras marcas através do seu GPS
Veja como criar senhas seguras para aplicativos e sites